O que procura ?

Fique a par das novidades!

Coloque o seu email e receba a newsletter periódica com as novidades do mundo náutico!

     

    Segurança Náutica – III | AIS (Automatic Identification System)

    Segurança Náutica – III | AIS (Automatic Identification System)

     

    O AIS (Automatic Identification System) é um sistema de monitoração de curto alcance utilizado em embarcações de recreio, navios e serviços de tráfego marítimo (VTS).

     

    O AIS serve para identificar e localizar embarcações, bem como estações VTS (Vessel Traffic Service). Através deste sistema de monitoração, contribui-se consideravelmente para que se evite um possível abalroamento no mar (RIEAM).

     

    O AIS em conjunto com um Radar e uma Plotter ou um sistema combinado GPS/Sonda, traduz-se numa mais-valia de segurança em qualquer embarcação de recreio ou navio.

     

    Actualmente existem dois tipos de AIS, o que é só receptor (utilizado essencialmente na náutica de recreio) e o receptor/emissor (utilizado em navios e em grandes embarcações de pesca), sendo que a diferença entre ambos é que o receptor só recebe informação e o emissor também transmite.

     

    O sistema completa-se ainda com a interligação a um GPS para a identificação das coordenadas e a troca de dados é efectuada por via de ondas de rádio VHF, pelo que é necessário a instalação de uma antena de VHF.

     

     

    Sem Comentários

    Lamentamos, mas o formulário de comentários está de momento fechado.